top of page
Milsim (Military Simulation)
Milsim: O que é a Simulação Militar?

 

14 de março de 2016, Táticas Por Paulo Caetano, 

 

Jogada com equipamentos de segurança, fardamentos e reproduções de armas reais usadas pelo Exército e Polícia, a simulação militar, também conhecida pela abreviação em inglês Milsim (Military Simulation), é um esporte praticado em vários países do mundo no qual os jogadores participam de partidas utilizando táticas militares.

Quer entender mais sobre o tema? Então continue lendo o post que preparamos para você!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Milsim – Simulação Militar

 

A Simulação Militar

No universo do Airsoft, a Milsim é baseada principalmente na conduta do jogador e na busca pela realidade, seja nas diretrizes, no estilo, na operação, no comportamento tático dos jogadores e até nos dados históricos. Os praticantes criam regras, organizam eventos e incentivam o crescimento das equipes por meio de logísticas e hierarquias próprias.

 
Ambientação

Os cenários das partidas possuem variações entre ambientes naturais e urbanos, como campos, matas e fábricas abandonadas. A intenção dos jogos é trazer o praticante para o universo fictício do serviço militar. Nesse sentido, a reconstituição é muito importante para o esporte.

 
Valores

Como todas as categorias de Airsoft, a Milsim também envolve disciplina, comprometimento, técnica, condicionamento físico, organização e respeito, além de ser baseada na humildade e honra de cada jogador, que deve se acusar ao ser atingido, já que as munições não explodem tinta, como no paintball. Ele deve permanecer no lugar até que outro jogador o arraste para fora da zona de combate.

No que se refere aos equipamentos e acessórios, as armas, coletes táticos, shemag, rádios, capacetes, e marcadores são similares ou visualmente parecidos aos usados por militares em operações. Porém, nos jogos de Airsoft não há ganhadores, mas missões e objetivos a serem cumpridos. Este esporte é mais focado na experiência de jogo do que na competição.

 

As especificidades

O Airsoft possui duas categorias: o For Fun e a Milsim, porém, elas apresentam algumas diferenças. Saiba quais são:

 

For Fun

Ideal para iniciantes experimentarem a adrenalina de um jogo, o For Fun é uma modalidade que busca apenas o entretenimento, sem muitas exigências táticas dos jogadores e equipes, conhecidos como “operadores de final de semana”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

For Fun – Caça bandeira

 

No For Fun, o cenário não é tão detalhado, os equipamentos são mais básicos, a quantidade de munição não tem limite e não há muitas regras de combate, além das regras básicas do Airsoft e outras de segurança. Modalidade mais comum do esporte, as partidas geralmente são jogadas por curtos períodos e podem ser do tipo “caça bandeira”, “mata-mata” ou de missões simples.

 

 

Milsim

Já na Milsim, o jogo é o mais próximo possível da realidade militar, inclusive nas táticas, comunicação, armas e regras de combate. Voltadas para jogadores intermediários e avançados, as partidas geralmente simulam missões, cujo objetivo é que o praticante cumpra as outras tarefas estabelecidas no início da operação e não o combate direto entre jogadores. Esses objetivos podem ser de eliminação da outra equipe, captura, escolta, ataque contra defesa, proteção de área etc.

Essa modalidade tem regras mais rígidas e controladas, como a quantidade de munição, regras médicas, tempo e fardamento. A Milsim reúne equipes (duas ou mais) com número ilimitado de elementos armados e um jogo de simulação militar pode durar em média de 1 a 3 dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Milsim

 

 

A simulação militar ainda apresenta especificidades que estão sempre presentes nos jogos, por exemplo: a utilização obrigatória de carregadores (mags) mid cap ou low cap (média ou baixa capacidade); a definição de uma cadeia de comando e a seleção de um papel individual em relação a um fireteam.

Existem diversas equipes comprometidas com a simulação militar, que utilizam elementos de encenação no cenário e grupos de personagens, por exemplo, policiais, médicos, batedores, snipers e engenheiros.

Muitas equipes de Milsim se especializam e gostam de reencenar batalhas históricas, como a Segunda Guerra Mundial, ou guerras modernas, que requerem organização e envolvem uma grande quantidade de detalhes. Isso dá aos participantes a oportunidade de fingir que são parte da história. Já os praticantes mais novos são mais influenciados por jogos de videogame.

 

Classificação da Milsim

A Milsim possui plataformas de jogos eletrônicos e de tabuleiro, mas as mais populares são as que utilizam armas de pressão. Dentro deste grupo, também existem alguns níveis proporcionais ao grau de simulação da partida e experiência dos praticantes. Essa classificação ajuda na referência para cada tipo de jogo e na escolha dos equipamentos com maior eficiência. Confira quais são:

 
Lim-Sim ou Limited Simulations (Simulações limitadas)

É geralmente o tipo de Milsim mais utilizado, com foco no combate direto e em missões gerais. As equipes possuem algum tipo de cadeia de comando e algum meio de identificação, seja pela cor do uniforme, faixas no braço etc. As partidas são mais complexas do que os típicos jogos mata-mata, mas muito mais flexíveis do que um Full-Scale Milsim.

 
Full-Scale Milsim (Milsim em larga escala)

Neste nível, os eventos são mais elaborados e aprofundados na simulação, onde o combate direto não necessariamente ocorre e as missões são mais específicas. A cadeia de comando é mais forte e desempenha funções mais importantes. Os líderes devem realmente fornecer direções aos combatentes. Geralmente, o papel do jogador é previamente estabelecido com um bom briefing da ação e espera-se que os participantes sigam as coordenadas como se estivessem no serviço militar. As regras para os uniformes e o armamento são mais específicos, justamente para dar uma sensação de imersão no jogo. No Full-Scale Milsim as partidas podem ou não ser baseadas em fatos e lugares reais.

Também entram nesta categoria os eventos de reencenação cujos resultados não são predeterminados, ou seja, não seguem necessariamente o resultado da batalha histórica real.

 

Equipamentos

Na simulação militar, o uso de óculos que resistam ao impacto de um projétil é obrigatório. O Strap, uma tira que prende os óculos e evita que eles caiam e se percam durante o jogo, também é importante. Outros acessórios relevantes são lanterna (principalmente se for um jogo noturno), máscara, rádio comunicador, Speed Loader (carregador rápido), bandoleira,cotoveleiras, coturnos e joelheiras. Além disso, todo praticante é responsável pela sua segurança e a do jogador em seu campo de visão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Equipamentos – Milsim Airsoft

 

Com relação aos armamentos utilizados, existem várias classes que ditam o papel do jogador individual, como espingardas de assalto, armas de apoio (metralhadoras), Sniper Rifles etc.

Resumindo, a Milsim é uma modalidade de Airsoft na qual as operações ou atividades militares são simuladas, incluindo movimentação, estratégia, raciocínio. 

 

Matérial cedido pela direção do site QG AIRSOFT  para a maior divulgação do esporte.

bottom of page